Notícia

ensino
  03 de Maio de 2017  |   1634 visitas

Celebrações do Dia da Língua Portuguesa no Consulado Geral de Portugal em Paris


Celebrações do Dia da Língua Portuguesa no Consulado Geral de Portugal em Paris

Teve lugar, no passado dia 3 de maio, pelas 18h30 nos salões Eça de Queirós no Consulado Geral de Portugal em Paris, as celebrações do Dia da Língua Portuguesa. Este evento tem vindo a ser promovido de alguns anos a esta parte por este posto consular em colaboração com a Coordenação do Ensino Português em França e com o Centro Cultural Camões em Paris e em parceria com a Casa de Portugal – Residência André Gouveia, Cátedra Lindley Cintra da Universidade de Nanterre, Leitorado de Português da Universidade Paris 8 Saint-Denis, , UFR LCE et CRILUS (Universidade de Paris Nanterre) e Companhia de Teatro Cá e Lá.

Estas celebrações iniciaram-se com uma nota de boas vinda do Cônsul-Geral, Dr. António Albuquerque Moniz que felicitou os presentes, enalteceu a colaboração entre as instituições envolvidas e congratulou-se por ver os salões Eça de Queirós repletos, sinónimo do interesse que o tema hoje em dia desperta.

A Coordenadora do Ensino Português em França a Professora Dr.ª Adelaide Cristóvão apresentou em seguida o programa das celebrações dando grande enfase à homenagem a Maria Isabel Barreno que faleceu no passado mês de setembro. Escritora, poeta e investigadora Maria Isabel Barreno, recebeu diversas distinções, entre as quais o Prémio Fernando Namora, pelo romance “Crónica do Tempo”, em 1991, e os prémios Camilo Castelo Branco e Pen Club Português de Ficção, pelo livro de contos "Os Sensos Incomuns" (1993), e em 2004 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Teve um papel muito relevante em França na integração dos cursos de português no sistema francês, enquanto antiga coordenadora de ensino de Português entre os anos de 1997 e 2003, durantes os quais, segundo a Dr.ª Adelaide Cristóvão, promoveu vários concursos de fotografia o que levou a Coordenação optar por homenagear Isabel Barreno através de um concurso, intitulado “Corredores Secretos”, no qual os alunos que participaram tiveram que apresentar a um júri um trabalho fotográfico, de vídeo e de leitura, inspirado num poema de Maria Isabel Barreno.

Dos cerca de 60 participantes foram escolhidos, por um júri presidido pela jovem Ana Isabel Freitas, artista, pintura e atora, os vencedores que receberam neste dia os respetivos prémios das mãos da Coordenadora de Ensino.

A segunda parte destas celebração, introduzida pela Professora Dr.ª Graça dos Santos, teve lugar a apresentação de textos de Mário de Carvalho, a partir do atelier bilingue de Graça dos Santos do departamento de português da universidade de Nanterre, “Passages du corps à la voix, à la recherche de l’autre”, e atores da Companhia de Teatro Cà e Lá.

Por fim seguiu-se um debate bastante participado, em torno do ensino da Língua Portuguesa, com questões teóricas e práticas, e propostas de outras formas de ensino.


  Algumas fotografias relacionadas com a notícia

 

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo