Notícia

ensino
  09 de Fevereiro de 2017  |   801 visitas

Duo Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta na Capital Europeia da Cultura Paphos2017


Duo Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta na Capital Europeia da Cultura Paphos2017

O duo para piano, Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta atuaram ontem, no Chipre, naquele que é considerado o mais importante evento cultural da Europa, na Capital Europeia da Cultura Paphos2017.

Desde a chegada dos primeiros portugueses às costas do Japão, no início do século XVI, que se criaram laços de uma profunda curiosidade e admiração entre Japão e Portugal. Uniam-se os extremos da Eurásia.

Cerca de cinco séculos depois, em Paris, dois talentosíssimos pianistas repetem o feito. O português Ricardo Vieira e o japonês Tomohiro Hatta vêm contribuir mais uma vez para este encontro, recorrendo à mais universal das linguagens que é a música, capaz de unir culturas, povos e países, independentemente das suas raízes, do seu idioma e das suas tradições, num exercício de tornar próximo e familiar o que é aparentemente tão distante.

O resultado é o projecto MusicOrba, em que se pode ouvir Tomohiro Hatta a tocar o portuguesíssimo Fado Burnay ou Ricardo Vieira a juntar-se à interpretação de duas peças do japonês Yoshinao Nakada. Ainda nesta viagem através da música podemos encontrar outros olhares sobre Portugal com a Balada de António Victorino d’Almeida e a homenagem às terras entre Douro e Vouga, composta pelo argentino Daniel Schvetz. A inspiração italiana chega-nos através da música de Joly Braga Santos, sem dúvida um dos compositores portugueses mais importantes do século XX. A França, país que uniu estes dois pianistas, surge-nos através da música para quatro mãos de Maurice Ravel.

Ricardo Vieira e Tomohiro Hatta, residentes em Paris, são considerados por muitos artistas como um dos melhores duos para piano do planeta, tendo pisado o palco com nomes nacionais como Misia ou Katia Guerreiro.

Depois da participação na Paphos2017 este duo tomará rumo até à Turquia, Estados Unidos e Japão.


2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo