Notícia

ensino
  07 de Setembro de 2016  |   2929 visitas

PLATAFORMA DIGITAL PARA QUE COMUNIDADES NO ESTRANGEIRO APRENDAM PORTUGUÊS

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas informa que vai ser lançada, este mês, uma plataforma digital de ensino da língua portuguesa.


PLATAFORMA DIGITAL PARA QUE COMUNIDADES NO ESTRANGEIRO APRENDAM PORTUGUÊS

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou que vai ser lançada em setembro uma plataforma digital de ensino da língua portuguesa para reforçar a oferta para crianças e jovens de pais que emigrem temporariamente de Portugal.

Na primeira sessão de formação presencial, no Instituto Camões em Lisboa, José Luís Carneiro referiu que a plataforma terá conteúdos, metodologias e uma pedagogia de ensino e aprendizagem para responder às necessidades de crianças, adolescentes e jovens que emigrem.

O Secretário de Estado salientou a necessidade de o Estado continuar a assegurar o ensino da língua às comunidades portuguesas no estrangeiro, acompanhando a evolução da língua e da própria comunidade.

Para tal, José Luís Carneiro disse que o novo estatuto do português deve passar «pela inclusão na estrutura de ensino curricular nos países de acolhimento, como uma língua integrada, aberta a todos que queiram aprender e a todos que a veem como um instrumento de vinculação à sua pátria, mas também a um mundo cada vez mais globalizado».

O caso francês, em que no ano letivo 2016/2017 permitirá o ensino da língua a mais de 400 mil alunos, foi apontado como exemplo.

«Queremos que a língua portuguesa seja um veículo de transição do pré-escolar ao ensino superior, tal como acontece em Portugal e dando as mesmas oportunidades aos portugueses que vivem fora», afirmou.


2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo