Notícia

ensino
  13 de Dezembro de 2017  |   754 visitas

Gala Anual da Academia do Bacalhau de Paris

10/12/2017, Saint-Maur-des-Fossés


Gala Anual da Academia do Bacalhau de Paris
Novo embaixador de Portugal em Paris, Dr. Jorge Ryder Torres Pereira

Realizou-se no passado domingo, dia 10 de dezembro, na sala de receções da Câmara Municipal de Saint-Maur-des-Fossés, a Gala Anual da Academia do Bacalhau de Paris que contou com a participação de cerca de 300 portugueses.

Esta Gala foi uma das primeiras ocasiões em que o Presidente da Academia do Bacalhau, Fernando Lopes, apresentou o novo Embaixador de Portugal em Paris, Embaixador Jorge Ryder Torres Pereira. A presença do Senhor Embaixador sucedeu à sua participação no jantar de Gala da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa da passada sexta-feira, dia 8 de dezembro, e que foi aproveitado para estabelecer contactos com a Comunidade portuguesa.

Na sua intervenção, o Sr. Embaixador Jorge Ryder Torres Pereira, mencionou o grande respeito que tem pela comunidade portuguesa neste país. Louvou o facto de os emigrantes portugueses terem, através do seu trabalho árduo que é sempre muito reconhecido, conseguido conquistar o afeto das autoridades e povo francês. Acrescentou ainda que a Diáspora Portuguesa em França está bem integrada e que esta conta com uma maturidade e uma tradição sólidas, fatores que têm permitido à comunidade manter uma participação ativa na vida do país que a acolheu, sem nunca deixar de defender a cultura e a história particulares da Nação portuguesa, referências incontornáveis da identidade lusa.

Ao longo da sua intervenção, o Sr. Embaixador referiu ainda que o apoio que o estado português dá ao movimento associativo continuará a ser privilegiado e relembrou o papel fundamental que as associações têm desempenhado no que toca à visibilidade e afirmação da cultura, língua, tradição e identidade lusitana.

A Gala Anual da Academia do Bacalhau de Paris contou entre outros com a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Dr. António Albuquerque Moniz, dos dois deputados portugueses eleitos pelo círculo da Europa, Dr. Paulo Pisco e Dr. Carlos Gonçalves, o Vereador da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes e os Presidentes das Academias do Bacalhau de Paris do Porto e de Rouen.


  Algumas fotografias relacionadas com a notícia

 

Foto
Foto
Foto
Foto

2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo