Notícia

ensino
 1180 visitas

Apresentação do Livro “A Vida Numa Mala – Armando Rodrigues de Sá e Outras Histórias” de Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder

Consulado Geral de Portugal em Paris
Quinta-feira 22 de setembro às 18h30


Apresentação do Livro “A Vida Numa Mala – Armando Rodrigues de Sá e Outras Histórias” de Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder

A Vida Numa Mala

Armando Rodrigues de Sá e outras Histórias

de

Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder

 

A Vida Numa Mala debruça-se sobre a questão das Migrações, definida como os movimentos migratórios de pessoas entre vários países e regiões à procura de melhores condições de vida, ou para fugir à repressão e à guerra e, mesmo, à morte, o que é uma constante da História da Humanidade. Em A Vida Numa Mala - Armando Rodrigues de Sá e Outras Histórias, as aventuras de migração dos vários viajantes, vindos do Oriente e do Ocidente e que se encontram no porto de abrigo - Alemanha, são contadas pelos próprios no palco que as autoras criaram para este fim no projecto, através de entrevistas. Paralelamente, a jornalista, Cristina Dangerfield-Vogt, e a historiadora, Svenja Länder descrevem e analisam as circunstâncias históricas, sociais, políticas e culturais que enformaram estas grandes vagas de emigração portuguesa, e também turca, nos anos 60, na direcção do centro da Europa, passando por França, e debruçando-se, por fim, sobre os movimentos migratórios actuais. Um desconhecido em Portugal, Armando Rodrigues de Sá, o trabalhador um milhão, é um símbolo da imigração na Alemanha que as autoras quiseram dar a conhecer a um público mais vasto. É deste símbolo criado pelos alemães que a jornalista portuguesa e a historiadora alemã partiram à procura dos testemunhos da família de Sá e de outros viajantes, incluindo aqueles que escolheram França como destino, fazendo a ponte para os refugiados hoje. Ilustrado com cerca de 40 fotografias originais, a maioria inédita, e um glossário que acompanha as línguas do Oriente e do Ocidente até ao seu encontro nos países de acolhimento, A Vida Numa Mala é um livro que, sempre em viagem, em estilo on the road, conta aventuras e viagens, passadas e presentes, dos muitos viajantes que do Ocidente e do Oriente rumam para a Europa com malas plenas de ilusões. É também o primeiro livro dedicado a Armando Rodrigues de Sá e que faz a ponte entre as migrações tradicionais, portuguesa e turca, e a questão dos refugiados.

 

A Vida Numa Mala foi lançado primeiro em Berlim, seguindo-se o Porto, Lisboa, Hamburgo e Aachen. Dia 22 de Setembro teremos a honra e o privilégio de apresentar A Vida Numa Mala em Paris com o deputado Paulo Pisco.

 

Jornal i, edição de 10.05.2016 

«A partir do imigrante um milhão na Alemanha, uma historiadora alemã e uma jornalista portuguesa constroem um fresco sobre histórias de migrantes e refugiados até hoje… A Vida Numa Mala é uma forma de termos acesso a estes tempos para percebermos os problemas de agora.»

Nuno Ramos de Almeida, jornalista


2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo