Comunidade Portuguesa

Comunidade Portuguesa

COMUNIDADE PORTUGUESA

A Comunidade Portuguesa em Paris é, muito provavelmente, a maior comunidade portuguesa fora de Portugal.

O número de inscrições consulares cifra-se hoje em cerca de 850.000 o que, apesar de poder não corresponder exatamente ao número real de residentes, é de uma dimensão elucidativa. Se por um lado é certo que neste número estarão contabilizados muitos nacionais que já aqui não residem, não será menos certo afirmar que muitos aqui residirão e dele ainda não fazem parte.

Mas mais relevante que a sua expressão numérica é, sem dúvida, a importância que esta mesma Comunidade representa para Portugal e para a sociedade que a acolheu.


  Movimento Associativo

O movimento associativo na área de jurisdição deste Consulado Geral conta hoje com mais de três centenas de coletividades ativas que se dedicam às mais diversas atividades, de entre as quais se salientam as culturais, recreativas, etnográficas, desportivas, informativas e de solidariedade.

Muitas destas coletividades são membros da Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), que reúne atualmente cerca de 190 aderentes.

A CCPF é uma entidade de acolhimento e apoio ao movimento associativo, que poderá auxiliar os dirigentes associativos na realização ou conceção de projetos, na procura de financiamentos, na facilitação do contacto com outras associações, com artistas, instituições, etc..

A seguir publicamos a lista das associações constantes do registo deste Consulado Geral, alertando para o facto de que se trata de uma lista dinâmica, para cuja atualização muito gostaríamos de poder contar com a participação de todos.

Apoios ao movimento associativo

A Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas poderá conceder apoios à realização, pelas associações, de projetos educativos, sociais e culturais, cuja atribuição deverá obedecer aos requisitos exigidos no respetivo regulamento que aqui se disponibiliza.

Disponibilizamos aqui os modelos de outros documentos exigidos:


  Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP)

O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Compete ao CCP:

  • Emitir pareceres, a pedido do Governo ou da Assembleia da República, sobre projetos e propostas de Lei e demais projetos de atos legislativos e administrativos, bem como sobre acordos internacionais ou normativos comunitários relativos às comunidades portuguesas residentes no estrangeiro;
  • Apreciar as questões que lhe sejam colocadas pelos Governos Regionais dos Açores ou da Madeira referentes às comunidades portuguesas provenientes daquelas regiões autónomas;
  • Produzir informações e emitir pareceres, por sua própria iniciativa, sobre todas as matérias que respeitem aos portugueses residentes no estrangeiro e ao desenvolvimento da presença portuguesa no mundo, e dirigi-las ao membro do Governo responsável pelas áreas da emigração e das comunidades portuguesas;
  • Formular propostas e recomendações sobre os objetivos e a aplicação dos princípios da política para as comunidades portuguesas.

O CCP é composto por um máximo de 80 membros, eleitos pelos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que sejam eleitores para a Assembleia da República.

O mandato dos conselheiros tem a duração de quatro anos.

O Conselho funciona em plenário, em conselho permanente, em comissões temáticas, em conselhos regionais, em secções e subsecções.
Constituem o plenário do Conselho os 80 membros eleitos.

O Conselho reúne ordinariamente em plenário, uma vez por mandato, e extraordinariamente quando, por motivos especialmente relevantes, tal se justifique.

Pela área consular de Paris foram eleitos os seguintes conselheiros:

  • António Paulo Marques, de Bussy-St-Georges
  • Carlos Alberto Gonçalves dos Reis, de St. Jean de la Ruelle
  • Maria Luísa Lopes Semedo, de Ivry-sur Seine
  • Raul Fernandes Gonçalves Lopes, de Garches
  • Sandrina Barros e Silva, de Plaisir

  Conselho Consultivo da Área Consular

O conselho consultivo da área consular é um órgão que funciona junto de cada posto ou secção consular com mais de 1000 portugueses inscritos, que tem como função produzir informações e pareceres sobre as matérias que afetem os portugueses residentes na respetiva área de jurisdição consular, assim como elaborar e propor recomendações respeitantes à aplicação das políticas dirigidas às comunidades portuguesas.

O Conselho Consultivo da área consular de Paris é, nos termos da lei, composto pelos seguintes elementos:

  • António Albuquerque Moniz, Cônsul Geral, que preside;
  • Joaquim Ludovina do Rosário, Adido Social;
  • Maria Adelaide da Silva Cristóvão, Coordenadora do Ensino Português;
  • 12 representantes da comunidade portuguesa, nomeados pelo titular do posto:
    • Álvaro José Alves da Conceição, de Fleury les Aubrais
    • Ana Rita Ribeiro Furtado, de Paris
    • Beatriz Peixoto, de Quiberville sur Mer
    • Carlos Manuel Carvalho Gomes, de Nantes
    • Carlos Manuel Martins Merêncio Pereira, de Groslay
    • Joaquim da Silva Sousa, de Coupuray
    • Maria de Fátima Sampaio, de Reims
    • Mário Fernando de Sousa Bessa, de Roubaix
    • Mário Parente Castilho, de Pontault Combault
    • Padre Nuno Filipe Fraga Aurélio, de Paris
    • Paulo Rui Belchior Paixão, de Dammarie Les-Lys
    • Philippe d’Almeida, de Saint Cyr Sur Loire

Os membros do conselho, que não são remunerados, são nomeados até 180 dias após entrada em funções de cada novo titular do posto, cessando a sua nomeação com a substituição do referido titular.

O conselho reúne ordinariamente três vezes por ano, em data a convocar pelo presidente, e extraordinariamente por iniciativa do seu presidente ou a requerimento de, pelo menos, um terço dos seus membros.


  Autarcas (Elus Municipaux)

Este espaço é dedicado aos Portugueses e seus descendentes residentes na jurisdição consular de Paris, e eleitos em 2014 nas eleições autárquicas francesas.

Numa primeira fase deverá preencher um questionário e devolver por correio eletrónico: autarcas.cgparis@mne.pt

Uma lista nominativa será posteriormente disponibilizada assim como links úteis, informações e promoções de iniciativas.

Cet espace est dédié aux Portugais et leurs descendants résidant dans la juridiction de ce Consulat Général, et élus aux municipales de 2014.

Veuillez dans un premier temps remplir le questionnaire et nous le retourner par mail: autarcas.cgparis@mne.pt

Une liste nominative des élus sera postérieurement mise à disposition ainsi que quelques liens utiles, informations et d’autres publications susceptibles de vous intéresser.

2016 © Consulado Geral de Portugal em Paris
Site desenvolvido por Luis Bernardo